Documentário conta história de mulher negra que morreu em 1900 e teve corpo exposto sem consentimento em faculdade
10/05/2025
(Foto: Reprodução) 'Documenta Jacinta' será lançado em Sorocaba (SP) na quinta-feira (15), às 19h, no CineSMetal. Produção tem roteiro e idealização da historiadora sorocabana Lívia Maria Tiede. Documentário "Documenta Jacinta" será lançado em Sorocaba (SP) na quinta-feira (15)
Divulgação/Nátali Hernandes
O documentário longa-metragem "Documenta Jacinta" será lançado em Sorocaba (SP) na quinta-feira (15), às 19h, no CineSMetal.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Com roteiro e idealização da historiadora sorocabana Lívia Maria Tiede e direção de Fabrício Vianna, o filme retrata a história real de Jacinta Maria Santana, mulher negra que morreu em 1900 e teve seu corpo embalsamado e exposto, sem consentimento, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP), até 1929.
A exposição foi promovida pelo médico eugenista Amâncio de Carvalho, conhecido por suas práticas ligadas ao chamado "racismo científico", amplamente defendido no Brasil no início do século 20.
Além de convidar para uma reflexão sobre o racismo estrutural que ainda molda as instituições e as relações sociais no país, a produção traz debates que envolvem raça, classe e gênero. O objetivo do filme é honrar a memória de Jacinta e transformá-la em um instrumento de justiça social.
Após a exibição do documentário, haverá uma roda de conversa com a equipe do filme, incluindo a historiadora, o diretor Fabrício Vianna e membros do elenco e da produção.
No elenco do docudrama, estão: Daia Moura, Bruno Chipotle, Francisco Stol, Hamilton Sbrana, Laura Guedes, Lúcia Gato, com participação especial de Melissa Souza. O filme tem classificação indicativa de 12 anos e foi produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo.
O CineSMetal fica na Rua Julio Hanser, 140, 4º andar. A entrada é gratuita, mas a organização sugere a doação de um quilo de alimento, a ser destinado para o Banco de Alimentos de Sorocaba.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!
Top 5
1. Raridade
Anderson Freire
2. Advogado Fiel
Bruna Karla
3. Casa do pai
Aline Barros
4. Acalma o meu coração
Anderson Freire
5. Ressuscita-me
Aline Barros
Anunciantes
Feira do bairro Ocian A Feira de Artesanato do Bairro Ocian acontece na Praça Roberto Andraus, local tradicional de Praia Grande quando o assunto é artesanato. Remodelada em 2020, a praça possui amplo espaço de convivência para toda a família, que pode apreciar o artesanato genuíno e ainda saborear os quitutes do setor de gastronomia. Horário de funcionamento: sextas, sábados, domingos e feriados, das 16h00 às 22h00. Durante a temporada (dezembro a fevereiro) a feira funcio